Normalização

    Aplicado em aços carbono, que passaram pelo processo de soldagem, fundição e forjamento. Com a temperatura acima da linha A3 e resfriamento ao ar calmo, eliminam-se as tensões, refinando a estrutura e tornando a homogenia.

Alívio de Tensões

    O tratamento é aplicado no alivio das tensões introduzidas ao material em processos em de soldagens, usinagens e transformações mecânicas. Com temperaturas entre 580 e 650⁰C, abaixo da temperatura de austenitização do material

Recozimentos

Coalescimento ou Esferoidização de Fio Máquina e Arame

    Aplicado em materiais que irão passar pelo processo de estampagem ou usinagem, diminuindo a dureza, resistência a tração, ductibilidade e aumentando o alongamento. O tratamento é realizado com temperatura entre a linha A1, permanecendo no forno. durantes ciclos longos e sua estrutura final será de carbetos esféricos em uma rede de ferrita.

Recozimento Isotérmico

    Aplicado para peças seriadas e se assemelha com o recozimento pleno. O tratamento é realizado em temperatura de austenitização do aço, com resfriamento rápido ate a temperatura A1, ate a transformação completa na estrutura perlita. Consiste no aquecimento do aço nas mesmas condições que recozimento total, seguido de um resfriamento rápido até uma temperatura situada dentro da porção superior do diagrama de transformação isotérmico, onde o material é mantido durante o tempo necessário a se produzir a transformação completa. Em seguida, o resfriamento até a temperatura ambiente pode ser com maiores velocidades e a estrutura final resultante é mais uniforme que no caso do recozimento pleno

Recozimento Pleno ou Total

    Aplicado principalmente para peças usinadas o tratamento térmico de recozimento pleno ou total, consiste em aquecer o aço acima da zona crítica, durante o tempo necessário e para se ter solução do carbono ou dos elementos de liga, seguido de um resfriamento lento. Nestas condições obtém-se perlita grosseira.

Têmpera e Revenimento

    Aplicado em peças Tempera e Revenimento tem como objetivo a obtenção de uma microestrutura que garante um ganho significativo de propriedades de dureza e resistência mecânica elevada.A peça a ser temperada é aquecida à temperatura de austenitização e em seguida é submetida a um resfriamento brusco "choque térmico", ocorrendo aumento de dureza. Sempre após a têmpera, temos que realizar o revenimento, para a transformação da martensita em martensita revenida, que que serve para ajustar a dureza para as propriedades desejadas.

 

  • Aço Carbono
  • Ferro Fundido
  • Aços inoxidáveis
  • Aços baixa liga

 

Cementação Gasosa

    Cementação é o tratamento termoquímico que consiste em se introduzir carbono na superfície do aço pelo mecanismo de difusão atômica, com a posibilidade apos o processo de tempera, aumentar a dureza superficial do material. Quando o aço é aquecido pra têmpera, o maior teor de carbono na superfície, torna-se duro através da transformação da austenita em martensita, enquanto que o núcleo permanece macio e resistente como uma microestrutura ferrítica e perlita.

 

  • Aço Carbono

 

Tratamento térmico de tempera e revenimento em fornos continuo.

    Tratamentos realizados em fornos contínuos, com atmosferas redutoras e sistema de controle do forno totalmente automatizado. Aplicados principalmente em peças seriadas de varias espessuras e tamanhos, como parafusos, porcas, pinos entre outros. Tendo como vantagens, alta produtividade, baixo custo de processo, qualidade assegurada nas especificações dos lotes.

 

  • Aço Carbono
  • Ferro Fundido